Conteúdo para Instagram

Seu conteúdo profissional precisa ter tudo isso

Que você é uma ótima profissional, não tenho dúvida. Mas e agora, na hora de trazer teu negócio já consolidado para o digital? Está se sentindo perdida? Calma, você não precisa começar do zero. Muitas coisas valem nos dois mundos. É só uma questão de ajuste. Olha só essas 11 coisas que não podem faltar no teu conteúdo profissional.

Atração

Teu perfil profissional tem a mesma base que qualquer relação humana – atração. Você se conecta com quem se sente bem, seja pelo bom papo, pelas ideias semelhantes ou porque achou algo interessante. Se o teu conteúdo causar alguma dessas emoções, você começou bem. 

Boa conversa

Todo mundo tem no seu círculo de amizade ou de conhecidos aquela pessoa que só fala dela, não é verdade? O que geralmente a gente pensa de pessoas assim? “Que chata, inconveniente” e por aí vai. Relações saudáveis envolve falar e saber ouvir. Os relacionamentos comerciais também precisam desses ingredientes. Então, fale menos sobre você e mais sobre o que interessa ao teu público.

Vendas, só depois

Não comece pelo fim. Primeiro, mostre o teu valor e o valor do teu serviço. Conquiste a confiança das pessoas. Descubra suas preferências e aversões. Fale sobre isso. Se você quer que seu marketing digital  funcione, é preciso dar tempo para ele funcionar. As pessoas não vão comprar de você imediatamente. Especialmente hoje, onde se promete muito e se entrega pouco. Na maioria dos casos, as pessoas querem apenas socializar. Como o nome já diz, “redes sociais”. Se você construir um relacionamento com elas e mostrar interesse verdadeiro, chegará ao ponto delas encararem a compra como uma obrigação, uma retribuição pela tua entrega. Uma coisa é certa, a venda virá com o tempo. 

Doação

Dê o que você tem de melhor: explique, se preocupe, tire dúvidas, mostre o porquê. Planeje conteúdo útil, relevante e gratuito para que todos os seus seguidores possam ter uma ideia do que você faz e como você pode ajudá-los. Quanto mais você dá, mais receberá em troca. Pode ter certeza, funciona.

Comunidade

Teu conteúdo precisa agradar as pessoas mas isso não quer dizer que você deixará de ser você mesma para conseguir a atenção delas. Pelo contrário, quanto mais verdadeira você for, mais respeito conquistará. Quem se identificar com tua visão de mundo, com tuas ideias e a forma de se comunicar, vai te seguir por onde for. E com certeza comprará o que você oferecer. 

Mas diferente da crença popular, o sucesso dessa comunidade não se mede com números de seguidores mas com qualidade, quão consistente é essa relação que você criou. Pense, o que é melhor: ter 10 mil seguidores e 10 pessoas que agendam um horário ou ter mil seguidores e desses, 50 virarem clientes. Eu prefiro qualidade e você? Status não paga contas.

Cuidado

Como seres humanos, todos nós temos fome de atenção. Simplesmente nascemos assim.  Nossa comunidade online também tem essa necessidade. Boas relações são aquelas em que as pessoas realmente se preocupam umas com as outras e tentam ajudar umas às outras. Quando você se doa, você se abre para receber mais em troca, e é aqui que você se diferencia. Mostre isso por responder logo às perguntas deixadas nos comentários, direct ou whats. Abra espaço para tirar dúvidas, saber o que as pessoas estão pensando e o que é importante pra elas.

Empatia

Ao programar suas postagens, pergunte-se: e se fosse eu? Como eu me sentiria vendo esse conteúdo? Acharia interessante ou interesseiro? Estou mostrando meu valor ou me gabando? No início, pode ser um desafio saber exatamente o que postar. Você pode querer se comparar com quem já está a mais tempo no mercado. Mas não se preocupe, aqui no Destrava Ideias te ajudamos a criar conteúdo de qualidade sem perder a sua essência.

Compartilhamento

Se você tiver uma maneira de ajudar a fazer algo mais rápido, com dicas, truques e ideias, compartilhe. Seja simples e profissional. Eles vão gostar e esperar teu próximo post.

Promoção de outros

Ajudar amigos e parceiros sem interesse mostra o quanto você é profissional. A retribuição é automática.

Interação

Não basta postar suas coisas. Fale com as pessoas, compartilhe com elas. Ofereça conselhos e ajude-os. Comente sobre o que eles fazem também.

Consistência

Faça um cronograma de postagens. Pense numa frequência saudável, fácil de manter. Seja ela todo dia, seja três vezes por semana. Procure obedecer a programação. As pessoas acabam se acostumando com ela. Alguns têm o costume de limpar sua lista do Instagram, vez por outra. Uma das primeiras coisas que elas fazem, é procurar pessoas que não postam há algum tempo. Cuide para que nessa limpeza teu perfil não esteja entre os “eliminados”.

Conclusão

A criatividade pode ser comparada a um músculo que precisa de exercício para ficar forte. Então exercite a sua. Espero ter te ajudado a abrir a mente para a criação de conteúdo profissional. Além disso, aqui no Blog Destrava Ideias você tem muita ajuda prática com posts prontos e ideias para teus posts. Aproveite.

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