Porque você deve usar stories

Por que você deve usar os Stories (e 13 Ideias Práticas)

Já se perguntou como os Stories do Instagram podem ajudar o teu negócio? Essa ferramenta é uma aliada poderosa pra você se comunicar com o público, de forma direta e imediata e se envolver com eles. Neste artigo vamos ver por que você deve usar os Stories no  perfil profissional e ainda ter em mãos 13 ideias pra colocar em prática a partir de hoje.

Aproxima

Por ter sido uma foto ou um vídeo postado há pouco, as pessoas se sentem como se estivesse falando diretamente com você. É quase como se estivessem lá com você.

Causa urgência

Por ser um post temporário, o conteúdo desaparecerá dentro de 24 horas. Isso causa urgência na cabeça do público. Ele correrá lá nos Stories para conferir, antes que saia do ar.

Ser lembrada

Outra coisa a considerar sobre o Instagram Stories é que eles aparecerão bem no topo do feed. Você terá muito mais chances de ter visualizações.

Do que você precisa antes de pensar em fazer um Story

A falta de ideias para os Stories tem raiz na falta de um plano. Esse plano inclui conhecer bem teu negócio digital. Já tem definido o nicho certo que deseja atender, baseado no que você ama fazer? Lembre-se, você fará isso todos os dias. Você tem um tema central para o conteúdo no Instagram? Com isso em mente, identifique qual é a ‘proposta de valor’ da sua marca. Pergunte-se:

  • Qual é a sua promessa?
  • Como você vai melhorar a vida do teu público? 

Depois de responder a essas perguntas, concentre-se em demonstrar isso nos Stories. Só depois de mostrar o valor do que você faz, chegará a hora de fazer uma proposta de venda ou chamar para marcar um horário. 

É importante evitar controvérsias ou fugir muito do assunto principal. As tuas declarações ali refletem a tua marca. Também é importante garantir que a mensagem seja consistente. Se vez por outra as postagens saírem “fora do tópico”, tudo bem. Apenas tente garantir que, na maioria das vezes, os assuntos sejam relevantes para o teu negócio.

Tenha um cronograma

Não poste somente o que vier a mente. Siga um simples plano diário. Não precisa ter conteúdos extraordinários todos os dias. Só não esqueça da ideia central dos Stories – espontaneidade. Faça as pessoas lembrarem da tua marca. Quando você abrir uma caixinha de perguntas, por exemplo, elas já estarão acostumadas com a tua presença nos Stories. Será mais fácil a interação. Publique pelo menos uma vez a cada dois dias. Leia também Mais de 80 ideias de interação nos Stories.

Venda sonhos

por que você deve usar stories

As pessoas não compram um serviço ou um produto. Elas compram um sonho. Parte do objetivo do negócio digital é ser fonte de inspiração e até um estilo de vida. Com o tempo, a venda será natural. Mas como se vende um sonho?

Pense nos detalhes. Se a tua mensagem é “sentir-se linda com naturalidade”, mostre teu espaço clean, minimalista, os teus hábitos relacionados a isso. Mostre teus serviços que reforçam essa ideia. Vamos ver algumas ideias:

  • Use os Posts de Bom dia do Destrava Ideias. Coloque frases apropriadas. 
  • Publique uma foto do pôr do sol ou do amanhecer e coloque uma mensagem.
  • Mostre a paisagem do teu salão ou ateliê e mostre que está trabalhando.
  • Faça um vídeo curto do material ou ferramentas de trabalho.
  • Mostre uma cliente especial, um presente que ganhou dela.
  • Dê a tua opinião dentro de um contexto que faça sentido pro teu negócio.
  • Fale de alguma notícia relacionada ao teu nicho e crie uma enquete para saber o que teu público acha.
  • Fale das promoções e novidades.
  • Faça brincadeiras para conhecer melhor teu público.
  • Repost stories que te mencionaram.
  • Coloque print de feedback das clientes do whats ou do direct.
  • Filme os bastidores.
  • Comente sobre um produto.
  • Indique uma marca.
  • Fale diretamente pra câmera sobre um mito do teu nicho. Depois mencione a forma certa de fazer..
  • Abra caixinha de perguntas pra tirar dúvidas sobre como funciona alguma técnica. 
  • Tire dúvidas em forma de vídeo.
  • Republique um Reels. 

Contando uma história

O Instagram é conhecido por ser uma mídia visual. Tudo a ver com negócios do ramo da beleza, da moda e da comida, que também são 100% visuais. Os pequenos detalhes das fotos e vídeos dos stories podem aludir a outras coisas sobre você. Pense na história que você está contando através das coisas que estão presentes ou ausentes em sua imagem.

Por exemplo, você pode tirar uma foto sua correndo ou de seus tênis de corrida cobertos de lama com os fones de ouvido espalhados ao lado deles. Em poucas palavras, isso está dizendo que você acabou de correr e a tua determinação e amor próprio. Deixe as pessoas preencher os espaços em branco. Pode ser mais impactante você deixar a imagem “dizer” algo do que falar diretamente.

Pense nas emoções que deseja provocar. Capriche nas fotos e vídeos. Uma boa iluminação é essencial. Também o ângulo da iluminação e o cenário. Escolha iluminação natural ou um soft box. Use os filtros disponíveis mas seja equilibrada. Todos perceberão quando não for natural. Isso pode ter efeito negativo nas tuas postagens. Uma foto pode valer mais que mil palavras.

Pense em como inovar, fazer diferente da maioria. Esteja atenta aos concorrentes e pessoas de outros nichos. Lembre-se, a criatividade não é algo instantânea e automática. Precisa ser alimentada.

Conclusão

No final das contas, o Instagram é uma plataforma de socialização. Então use o potencial dos Stories para mostrar que existe uma pessoa comum por trás da profissional competente. Isso dá força a tua marca e potencializa os negócios. Espero ter te ajudado.

Abraço e até a próxima.

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