Funil de conteúdo

Sabia que teu Instagram precisa de um funil de conteúdo?

Você já ouviu falar em funil de conteúdo. Se é a primeira vez que você ouve isso,pode paraecer estranho. Mas é isso que toda profissional, que deseja ter resultados no digital, precisa ter – um funil de conteúdo no Instagram. Vamos entender o que é isso?

O que é um funil de conteúdo?

Imagine uma pirâmide invertida. No mundo do marketing digital isso significa que muitas pessoas vão te seguir, vão gostar do teu conteúdo, mas não vão comprar nada. E tá tudo bem, é assim mesmo. Aqui nós vamos focar naqueles que passam as etapas desse funil e chegam ao fundo, a minoria. 

Todos nós percorremos um caminho antes de comprar qualquer coisa, seja produto ou serviço. Dificilmente compramos do nada. Salvo comida, que muitas vezes escolhemos por fome mesmo. Entenda que quando as pessoas estão procurando por uma pergunta básica, elas geralmente têm outra pergunta no fundo. O funil serve como filtro desses interesses. 

Vamos entender o que ele precisa ter para ser um bom funil de conteúdo:

  • Mostrar o valor de uma solução específica.
  • Atender às necessidades das pessoas que buscam uma solução, tirar suas dúvidas e medos.
  • Criar confiança em você, como a profissional certa para a solução do problema.
  • Mostrar uma oferta realmente vantajosa.

Se o teu conteúdo não passar por todas as etapas acima, ao invés de um funil, você terá um balde furado. 

Quais as etapas de um funil de conteúdo com exemplo?

Como criar conteúdo para cada etapa do funil num perfil de beleza? Vamos ver na prática.

Por exemplo, você é cabeleireira e especializada em detox capilar. As pessoas chegam no teu perfil de várias formas – por te conhecer, por indicação, através de anúncios ou porque ela pesquisou por detox capilar (no Instagram ou no Google) e te encontrou. Então, você tem vários tipos de pessoas, com interesses diferentes. Umas querem, de início, só conhecer teu serviço, outras procuram um bom corte de cabelo e outras querem a solução para a queda de cabelo.

Aquela que te procurou pela pesquisa “detox capilar” já sabe qual é o problema e precisa se certificar que você é a profissional certa pra atendê-la. Mas podem ter outras pessoas que sofrem de queda de cabelo e nem sabem o porquê. Entende que cada pessoa precisa de conteúdo diferente até chegar ao ponto de marcar um horário? Aí entra a importância de abordagens diferentes para cada situação. Dentro do nosso exemplo, as postagens precisarão abordar:

  • Entenda os motivos da queda de cabelo.
  • O que é detox capilar.
  • Pra quem é o detox capilar.
  • Como é feito.
  • Antes e depois dos serviços.
  • Depoimentos de quem já teve resultado positivo.
  • Espaço para tira-dúvidas.
  • Uma boa oferta.

Percebeu que é um caminho a ser percorrido com calma? Isso é um funil de conteúdo. À medida que gostarem do que estão lendo, as pessoas vão confiar em você e na hora certa irão comprar o serviço. Cada um tem seu ritmo e um grau de necessidade. Por isso, a venda pode acontecer logo. Já outros vão demorar mais tempo.

Nesse exemplo, o serviço se torna uma emergência, afinal está em jogo ficar careca. Isso é uma situação desesperadora para uma mulher. Mas no caso de outros serviços, como manicure, maquiagem, o tempo de resposta é totalmente diferente. 

A intenção é te mostrar como funciona a trajetória de compra e como teus conteúdos precisam acompanhar esse caminho. Se quiser entender em mais detalhes sobre funil de conteúdo, nosso Curso Destravando Ideias explica passo a passo.

Como escolher quando postar cada tipo de conteúdo?

Você terá pessoas em diferentes etapas chegando o tempo todo. É muito importante entender que essas pessoas não são idênticas. Como atender a todas elas? Em primeiro lugar, deixe bem claro o que teu serviço resolve. Isso já é um filtro inicial. Ficarão no teu perfil apenas quem se interessar de verdade. Depois alterne os conteúdos. Os novos, de maneira geral, tem o costume de futricar nos posts mais recentes. Se ali, eles encontrarem o que procuram, com certeza irão ficar atentos aos próximos conteúdos.

Conclusão

O funil de conteúdo baseia-se em uma questão central: construir confiança. Para alguém comprar algo de você, ele tem que ter certeza que você é a melhor opção. A venda será o resultado final. Saiba o que teu serviço resolve, conheça as necessidades das pessoas, suas dúvidas, seus objetivos e seus medos. Em cima disso, crie seus conteúdos.

Leia também – Responda a essas 14 perguntas para vender no Instagram.

Comece com informações básicas e vá se aprofundando. Lembre sempre de ouvir suas necessidades. Siga esses passos e vai dar tudo certo. Muitos vão precisar concorrer a um horário contigo. Espero tê-la ajudado. Até a próxima.

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