mulher de sucesso

Comece seu negócio on-line do jeito certo em 8 passos

O maior desafio para a maioria das profissionais é fazer seu negócio físico ter o mesmo sucesso no digital. Pensando nisso, escrevi este artigo para que essa transição não seja pesada ou difícil. Come seu negócio on-line do jeito certo em 8 passos. Vamos lá?

1º Passo - Tenha um plano

Você já deve ter ouvido a frase “uma meta sem um plano é apenas um sonho.” Essa é uma verdade com os negócios on-line

Pense no seguinte. Você acorda, entra no carro e apenas segue em frente, sem um destino definido? Dificilmente. Geralmente você já tem um percurso planejado em mente antes mesmo de entrar no carro! Além do mais, tenho certeza de que você também tem rotas alternativas disponíveis, caso algo interfira em sua rota normal. 

Resumindo, PLANEJE! Pegue papel e um lápis à moda antiga, faça suas anotações. Defina seu objetivo no digital e como quer alcançar isso.

2º Passo - Coloque seu plano em ação

Muitas pessoas sonham com o que podem fazer e como será maravilhoso … mas não faz nada a respeito! Na maioria das vezes, há sempre um “motivo muito bom” para não começarem. Pode ser falta de dinheiro para fazer funcionar, pouco tempo ou falta de conhecimento necessário. Honestamente … são todas desculpas! 

A autossabotagem é o pior inimigo da empreendedora. Seja melhor que sua maior desculpa. Se o problema é falta de tempo, compre-o. Deixe de fazer algo menos importante.

Se você não tem dinheiro para começar, existem alternativas baratas ou grátis. Como é o caso do Destrava Ideias que fornece posts prontos gratuitos.

Agora, se o problema for a falta de conhecimento falarei mais sobre uma solução prática e acessível no decorrer do artigo. O importante é vencer a procrastinação. Nada vai acontecer até você agir.

3º Passo - Mantenha o foco

Existem dois ladrões de foco: distrações e comparações. 

Depois de um dia cansativo, você decide dar uma olhada nas redes sociais atrás de inspiração para seu negócio. Quando se dá por conta, passaram-se duas horas, você assistiu um monte de vídeos e nenhum deles fez seu negócio online crescer. Você se distraiu!

A mesma coisa pode acontecer quando você chega no YouTube com a intenção de apenas assistir a UM vídeo de como realizar uma determinada tarefa relacionado a tua profissão. Mais uma vez, se foram 20 ou 30 minutos do seu tempo e você já está bem longe do assunto inicial.

Como você está lidando com a enxurrada de informações e vídeos de entretenimento da atualidade?

Uma sugestão: coloque um lembrete perto da tela do seu PC ou celular. Quando você estiver pensando em clicar no próximo link ou ler a próxima postagem, ao olhar o cartão, diga: “NÃO. Voltarei a isso mais tarde, quando terminar o que planejei fazer hoje!” Não permita que as distrações ROUBEM seu tempo.

Você tem o costume de se comparar? 

Escolha a dedo quem você vai seguir nas redes sociais. Seguir grandes celebridades do teu nicho pode servir de gatilho para o desânimo. A questão é: qual é a sua realidade? Lembre-se do que falamos antes, siga SEU planejamento. Existem formas diferentes de fazer a mesma coisa. Encontre o seu jeito. A ‘grama do vizinho pode parecer mais verde’ olhando de longe.

4º Passo - Peça ajuda

Continuando no exemplo da viagem, quando se trata de uma viagem nova, o normal é consultar um mapa ou pedir informações a alguém que já esteve lá, não é mesmo?

Aplicando para os negócios online, faz todo sentido pedir instruções ou seguir alguém que já esteve lá. Por que perder tempo e dinheiro entre erros e acertos? Obtenha um mapa com alguém que conheça a rota ou siga alguém que possa levá-lo aonde você deseja. Siga os conteúdos aqui do Blog Destrava Ideias.

5º Passo - Não desista

Você já deve ter seu negócio físico consolidado. Entrar para o digital é só mais um passo como empreendedora de sucesso. Não pense que está começando do zero. O conhecimento você já tem. Agora o que você precisa é saber usar as ferramentas e as estratégias digitais certas. Mas, uma coisa é certa: os resultados são imediatos. Envolve uma construção de relacionamento e confiança. Por isso, não desista no meio do caminho. Vão ter dias desafiadores, que darão vontade de “chutar  balde”. Respire fundo, mude o que precisar mudar ou simplesmente dê tempo ao tempo. Os resultados vêm para quem persiste.

6º Passo - Delegue

Em algum momento, mesmo usando bem o tempo, você precisará de ajuda. Afinal, você precisa de foco no que ama fazer como profissional da beleza. Cerque-se de pessoas dispostas a seguirem o que você já construiu, que entendam a mensagem da tua marca. Como gerente do seu negócio, encontre pessoas com diferentes habilidades que ame e seja um especialista nisso! Concentre-se em fazer o que faz de melhor e deixe que os outros façam o mesmo.

7ª Passo - Networking

A conhecida frase “nenhum homem é uma ilha” é bem verdade quando falamos de contruir um negócio on-line. Como tudo na vida, no início algumas coisas podem parecer assustadoras, mas tornam-se muito mais fáceis se você tiver o apoio e a ajuda de bons amigos. Se alguém te ajuda a atingir seus objetivos, isso o coloca na categoria de ‘amigos’. Isso é algo que você descobrirá à medida que desenvolver e aumentar sua própria rede de contatos. Naturalmente, todos desejam expandir seus próprios negócios, mas, ao se envolver com uma rede de pessoas, você se verá ajudando as pessoas mesmo quando não houver benefício imediato para você, e vice-versa. Onde encontrar essas pessoas?

Sua própria lista de clientes. Por que não entrevistar pessoas que amaram teu serviço e foram transformadas de alguma forma?

Colegas de profissão. Vocês podem fazer uma live, um evento ou simplesmente compartilharem postagens do Instagram complementando experiências ou ideias uma da outra.

Eventos presenciais. Essas ocasiões são perfeitas para se conectar com pessoas de interesses e visões semelhantes. Esteja atenta para reconhecer boas oportunidades.

Cursos ou mentorias on-line. Se tiver a oportunidade de participar de grupos assim, aproveite. São como mini reuniões onde as pessoas não apenas compartilham conhecimento e habilidades, mas também são fonte de inspiração e companheirismo profissional.

Simplesmente pergunte. Sabe aquela pessoa da sua lista de “seguindo” do Instagram que você sente alguma conexão ou que você percebe uma parceria de sucesso? Crie coragem, escolha as palavras certas e converse com ela. Quem sabe não nasce uma parceria lucrativa?

8º Passo - Seja generosa

Gosto muito dessa citação: “Você pode ter qualquer coisa no mundo se simplesmente ajudar outras pessoas a conseguirem o que querem.” Isso é uma premissa na vida e nos negócios. Seja generosa de verdade. Mostre interesse, não seja interesseira, isso ficará evidente pessoalmente e on-line e os resultados financeiros virão.

Conclusão

Apenas ter as chaves não abre a porta, mas usar elas vai! A definição de sucesso é algo diferente para cada um. Tenha a sua meta como empreendedora, combine essas sugestões e veja os resultados. Espero ter contribuído para que seu negócio físico faça uma transição tranquila e bem-sucedida para o digital. Abraço e até a próxima.

Precisa de mais ajuda?

Compartilhe:
Destrava Ideias

Destrava Ideias

Artigos: 56
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?