Como fazer live

O passo a passo para uma live de qualidade

Mãos frias, coração disparado e boca seca. Sintomas típicos de quem está prestes a falar em público. Se você já passou por isso, entende do que estou falando. Mas, falar para bastante gente não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Ainda mais quando essa conversa é virtual e não temos contato direto com a assistência. Neste artigo vou te sugerir os19 passos para uma live de qualidade. Da preparação até o fim. Borá lá então? 

Conheça teu público

Antes de preparar qualquer roteiro, você precisa considerar quem vai estar na live. Embora a dedicação maior seja em cima do esboço, conhecer o público vai te ajudar a decidir o nível de informação, as palavras e como você gostaria de organizar as informações. Isso pode ser decisivo para a tua live.

Organize as informações

Você provavelmente terá muitas informações para compartilhar com o público. Organizar às vezes pode ser a parte mais difícil. Pense nos tópicos que você tem e como gostaria de apresentá-los com base no objetivo do discurso. Anote alguns dos pontos principais e veja se eles fluem juntos, movendo as coisas como achar melhor.

Use a Imaginação

Pense no transcorrer da live. Prepare-se para todas as etapas. Imagine o que pode acontecer durante o discurso. Esteja preparada para tudo, tanto boas como ruins.

Use a linguagem certa

Você não precisa usar uma linguagem cheia de termos técnicos e palavras formais apenas para tentar impressionar os outros. Na verdade, isso pode apenas desviar a atenção da mensagem que você está tentando compartilhar. Escolha uma conversa informal com uma linguagem simples. Seja autêntica.

Trabalhe o nervosismo

Todo mundo fica nervoso quando se trata de fazer em público. A maneira como você lida com o nervosismo determinará o sucesso da tua live. Encontre o teu jeito de ficar. Alguns praticam na frente do espelho ou no chuveiro. Outros simplesmente respiram fundo. O importante é aprender a manter os nervos calmos e controlados. O tempo e a regularidade são grandes aliados nessa questão.

Treine

Quanto mais vezes você puder praticar, melhor será. Se você apenas anotar as informações e não fizer mais nada com elas, os resultados não serão bons. Pense em ouvir a gravação da tua fala ou fale na frente de alguém de confiança. Ela te dará dicas valiosas do ponto de vista da assistência.

Sorria

Comece sorrindo. Isso deixará todos à vontade, inclusive você. Além de aliviar a tensão, é uma ótima maneira de se conectar com as pessoas. Aproveite os primeiros minutos para cumprimentar. Ao dar oi, mencione os nomes de quem está se conectando.

Volume e tom de voz certos

Depois de cumprimentar, certifique-se de que todos estão escutando bem. O desequilíbrio no volume pode expulsar as pessoas da live. Use um tom de voz agradável e natural.

Escolha uma boa iluminação

Posicione-se de frente a uma parede, mostre um cenário ou desfoque o fundo. Importante aqui é deixar a imagem agradável, mas não desviar a atenção das pessoas.

Conte uma história

Depois dos cumprimentos iniciais, uma boa maneira de começar a live é contando uma história que faça sentido ao contexto da live. Fale que o desfecho, você contará no final da live. Não esqueça de cumprir. Isso prende a atenção do público do início ao fim.

Use Humor

Por conhecer bem o público, você saberá como e quando usar o humor. Seja engraçada se isso for uma característica tua. Senão pode não cair bem. Em vez de entreter pode causar uma situação embaraçosa.

Use bem o roteiro

Evite escrever palavra por palavra. Isso pode engessar a conversa e torná-la um robozinho. O roteiro serve para lembrá-la das ideias principais. Coloque tudo num papel só ou use pequenas anotações. Veja o que funciona melhor pra ti.

Use gestos

Gestos faciais e usar as mãos podem ajudar a transmitir melhor a mensagem e também a prender a atenção dos ouvintes. Mas não exagere.

Mantenha a postura

Quando estamos nervosas com alguma coisa, a tendência é nos encolher para ficarmos menores e ocuparmos menos espaço. Enquanto fala, fique reta e com a cabeça erguida. Isso transmite confiança. E a voz flui melhor também.

Use roupa adequada

Pensar na roupa é algo importante. Como você estará vestida, dependerá de quem é teu público e qual é a mensagem que você quer transmitir. Estar com a roupa errada pode denegrir a tua credibilidade e prejudicar a live.

Evite palavras de preenchimento

Aquelas palavras  “hum”, “bem”, “hã” são as chamadas palavras de preenchimento . É melhor evitá-las. Não acrescentam nada à conversa e podem atrasar as coisas. Se forem usadas com muita frequência, até desviarão a atenção da mensagem principal. Em vez disso, dê uma pequena pausa na frase. 

Dê uma pausa para os comentários

Quando falamos do que gostamos ficamos empolgados não é mesmo? Mas a empolgação exagerada pode fazer com que você esqueça de interagir com teu público. Pergunte a opinião deles. Pause para ler os comentários e falar os nomes, sem medo. A live ficará mais gostosa de acompanhar e as pessoas ficarão empolgadas de participar.

Fale devagar

Fale em um ritmo mais lento do que em uma conversa normal, sem arrastar as palavras. Colocando um pouco de pausa, as pessoas entenderão melhor a mensagem da live

Tenha um Final Dinâmico

O final é tão importante quanto o começo. Você precisa ter certeza de que o público está saindo com a ideia de que aprendeu algo e que você foi capaz de fornecer isso a eles. Se prometeu terminar a história da introdução, termine de contar. Se prometeu um sorteio, faça. Mas não enrole muito. As pessoas ficarão impacientes.

Conclusão

Fazer live não precisa ser mais um filme de terror. Nem ter a qualidade de um filme de Hollywood. Use essa ótima ferramenta a favor do teu negócio. Espero ter te ajudado a dar um pontapé no nervosismo. Vai lá e faça uma live para se orgulhar. Abraço e até a próxima.

Compartilhe:
Destrava Ideias

Destrava Ideias

Artigos: 56