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Como construir um posicionamento de marca forte para teu negócio em 12 passos

Saber se posicionar diante do mercado é um dos pilares para qualquer negócio. Você sabe o que está envolvido em construir um posicionamento de marca forte ? Fica tranquila, vou te explicar tudo sobre isso, pra você aplicar tanto no teu negócio físico como on-line.

O que é posicionamento de marca?

Quando falamos a palavra “marca” o que te vem à mente? Talvez Coca-Cola, Adidas, IPhone ou outros nomes globais? Mas sabia que você, profissional da beleza, também é uma marca? O teu nome ou o nome do teu espaço é a tua marca. Mas há muito mais envolvido. Um tijolinho, muito importante, na construção da tua marca é a forma como você quer se comunicar com o cliente, qual mensagem quer transmitir. Isso é posicionamento de marca.

Resumindo, posicionamento de marca é a imagem que você constrói diante das pessoas. Vamos pensar por um momento na marca IPhone. O que você pensa quando lembra dela? Na minha mente vem a “maçã” e na sua? Mas é só isso? Claro que não. Esse símbolo virou referência de qualidade e sofisticação. Não importa o valor, muitos fazem fila para garantir o seu. Isso acontece por causa de um posicionamento de marca bem construída. Vamos ver como fazer isso com a tua marca. 

Defina a mensagem da marca

“Vou te indicar uma manicure que além de maravilhosa, você sai de lá se sentindo uma princesa”. Ou, “ aquele salão é tão sofisticado que me senti importante.” A mensagem da marca é isso: como você quer que as pessoas se sintam depois de sair do teu salão ou como você quer ser lembrada.

Seja clara

Você já tentou alguma vez ler um artigo técnico sobre algum assunto? Não sei você, mas eu desisti depois de poucas linhas. Por que isso acontece? Porque nos distanciamos daquilo que não entendemos. Deixe cair a cortina da linguagem técnica. Você não se tornará menos profissional por adotar a simplicidade e um linguajar fácil de entender. Quando houver novidade ou uma nova técnica, explique o que é, pra quem é e pra quem não é.

Conexão emocional

Precisamos envolver emoções para nos conectar com outras pessoas. Nos negócios também é assim. Como as pessoas vão se conectar com você se você só mostra a parte técnica do seu trabalho ou o “antes e depois”? Você só consegue fazer isso por se deixar conhecer. Se quiser descobrir como falar de você sem perder a privacidade leia grátis 21 FORMAS DE CONTAR HISTÓRIAS.

Escolha o tom de voz

Qual tom você deseja dar à sua comunicação? A linguagem tanto verbal como escrita também transmitem sentimentos e percepções. Pergunte-se: como quero falar às pessoas sobre meus serviços?

Seja generosa

Mostre que você está disposta a ajudar de verdade. Não veja as pessoas apenas como cifras. A venda será consequência. Mostre que o cliente tem valor mesmo depois da compra. 

Dê garantias

Mostre compromisso. Os clientes querem ter certeza de que ainda haverá um relacionamento entre você e ele se e quando houver questões a serem resolvidas. Ofereça garantia. Além de ser obrigatório por Lei, esse recurso está se tornando quase um pré-requisito para a maioria dos clientes.

Seja confiável

Reuna depoimentos fortes de transformação. A melhor prova de que você é uma profissional confiável são depoimentos sinceros de pessoas que foram transformadas pelos teus serviços. Se existir alguém com dúvidas se você é a melhor opção, essas provas farão os medos cairem por terra.

Seja constante

Leve a sério o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Apareça nas tuas redes sociais de forma constante, com uma frequência saudável. 

Seja repetitiva

Isso mesmo, seja repetitiva. As pessoas vão te ver como especialista de um assunto se você deixar isso bem marcado em suas mentes. Você conquista isso através da repetição. Fale de formas diferentes sobre o que você faz. Descubra como fazer isso lendo grátis Como conquistar clientes no Instagram

Fidelize

Cliente satisfeito é cliente feliz e isso gera retorno e indicações. Tome medidas para garantir a satisfação e benefícios para quem decide ser fiel. Bons programas de fidelidade, promoções esporádicas e atendimento personalizado são apenas algumas sugestões. 

Faça um Raio-X do seu negócio

Para qualquer relacionamento dar certo precisamos conhecer bem a outra pessoa. Por que não aplicar isso também na sua profissão?

Não poupe esforços para conhecer bem o mercado que atua, as pessoas que quer como público e o teu serviço. Pesquise e use a imaginação. Se coloque no lugar das pessoas e entenda o que elas precisam. Se você conhecer teus futuros clientes saberá como conversar com eles e abordar os assuntos do ângulo que os interesse.

Diferencie-se

Por que as pessoas estão dispostas a pagar milhares de reais em um IPhone? Porque elas vêem valor agregado. Ter um celular desses é status. É diferenciado. Isso, pra elas, é o suficiente para não indagar sobre preço. Mostre seu valor ao ponto das pessoas não questionarem também.

Diga não

Faça escolhas. Esqueça a ideia de atender todo mundo. Não perca tempo com quem não valoriza o que você faz. Cerque-se das pessoas certas. O que ajuda a filtrar, é sendo sincera e falar quem não pode ou não deve usar teu serviço|produto. 

Conclusão

A concorrência é grande, não tem como evitar. Mas se você valorizar a qualidade da tua comunicação, ou seja, o posicionemento da tua marca, isso não será problema. Tenha um negócio confiável e sólido e colha clientes fiéis e satisfeitos. Espero ter te ajudado com este artigo e te incentivado a ver com carinho a construção da tua marca. Abraço e até a próxima!

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