O segredo para divulgar teus serviços nas redes sociais

Como está o teu perfil profissional no Instagram? Se sente esgotada ao criar conteúdo que parece que ninguém vê? Passar por isso é ruim, eu sei. Também já passei por isso. Mas com pequenos ajustes, você pode virar o jogo. Neste artigo, você descobrirá o segredo para divulgar teus serviços nas redes sociais do jeito certo.

O primeiro ajuste é conhecer o teu negócio profundamente. Isso envolve três coisas. Primeiro, saiba qual mensagem você quer transmitir. Segundo, decida qual público você quer atender e conheça-o muito bem. Leia sobre isso no artigo “RESPONDA A ESSAS 14 PERGUNTAS PARA VENDER NO INSTAGRAM”. E terceiro, decida a forma como vai falar do serviço. Vamos descobrir agora como fazer isso, em detalhes.

Entenda a diferença entre característica e benefício

Teu foco precisa estar nos benefícios do teu serviço ou produto. Esse é teu diferencial. As características são de natureza técnica. É quando você fala dos recursos do serviço. Isso é importante, mas não é o que decide uma venda. Vamos ver na prática um exemplo de como falar de um serviço focado nas características e outro, focado nos benefícios.

  • Quando destacamos os recursos: “Detox capilar trata os folículos capilares, os chamados bulbos, que por motivo hormonal ou hereditário, enfraquecem e morrem”. Essa descrição está errada? Não, mas mostra os benefícios? Desperta o desejo de marcar um horário? Provavelmente não. Então, qual seria o jeito certo de falar do detox capilar mostrando seus benefícios?
  • Quando destacamos os benefícios “Você sente muita coceira no couro cabeludo, sofre com queda de cabelo ou tem cabelo muito oleoso? O detox capilar pode ser a solução para todos esses inconvenientes. Seu cabelo ficará hidratado, leve e bonito. Além de retardar e até cessar a queda. Você não precisará mais sentir vergonha do seu cabelo.” O que achou? Gerou algum sentimento?

Para falar dos benefícios pense na pessoa e não no serviço|produto. O que a pessoa vai ganhar com isso? Como você vai ajudar a pessoa? Pensando assim, o texto passa a ter uma pitada de carinho e interesse. É disso que as pessoas precisam. Lojas de roupas, confeiteiras, cabeleireiras, manicures, esteticistas têm aos montes por aí. Mas uma profissional que mostra cuidado e pensa em solucionar o problema do outro, são poucas. Seja essa minoria.

Teus serviços precisam despertar sentimentos

Antes de mais nada descubra o sentimento que você quer causar no teu público. Na maioria das vezes, as pessoas compram por esses motivos: “necessidade do amor, medo da vergonha, orgulho do reconhecimento, desejo de se sentir importante, urgência de se sentir atraente, vaidade do poder, necessidade de se sentir importante ou terror do desconhecido” (palavras de Gary Bencivenga). Decida a mensagem que você quer passar através do teu conteúdo. Explore o/os sentimento(os) que apoiam isso.

Quem estuda a mente humana diz que compramos com a emoção. A razão tenta impedir. Mas, se a oferta for forte, a emoção convence a razão rapidinho. Por que saber disso é importante? Porque teu serviço precisa emocionar para vender. Pensando nisso, procure transformar teu serviço em uma experiência de vida. Como fazer isso na prática?

Pra quem é da área da beleza, é comum ficar enrolada na teia dos posts de “antes e depois”. Sim, é preciso mostrar a transformação. Mas, que tal em vez de só mostrar o cabelo, as unhas, a sobrancelha, os cílios, você decida revelar as emoções da pessoa que acabou de ser atendida? Com certeza ela está feliz, extasiada e se for uma pessoa que nunca experimentou o serviço, o sentimento pode ser de surpresa. Capte esses momentos por fotos e vídeos. Outra sugestão é incluir-se nas postagens. Mostre um abraço ou olhar de carinho entre você e a cliente. Mostre os seres humanos ali, não os serviços. Isso fará uma diferença enorme. A pessoa que vir isso vai querer ter essa mesma vivência.

No caso de loja de roupa, sapatos, acessórios, semi-jóias, artesã, confeiteira ou costureira, a ideia é a mesma – incluir emoção. Mostrar como se usa os produtos, pessoas experimentando-os em seu dia a dia. Exiba como é a experiência de ter aquilo, o que se sente. 

Se você parar para pensar, é isso que fazem as grandes marcas – Coca-Cola, IPhone, Nike e por aí vai. Não é só um refrigerante, um celular ou um tênis. É a energia, o status, é ter atitude. A pessoa adquire a experiência, não o produto em si.

Não se preocupe com quantidade

Diz o ditado que não temos uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. E é verdade. Ao chegar pela primeira vez no teu perfil profissional, a pessoa quer entender o que você faz e ver o teu diferencial. Elas pensam “vou ver o que essa profissional tem de diferente.” O nosso cartão de visita no Instagram é a biografia, chamada “bio”. O que escrever ali?

Você tem pouco espaço para falar dos teus serviços e de você. Lembre-se, ali não é igual currículo. Não é lugar para colocar todas as suas qualificações e nomes de técnicas, coisas que as pessoas nem vão entender. Use a biografia para chamar atenção do visitante – mostre o que ele vai ganhar ao te escolher como profissional. Os benefícios. O sentimento que teu serviço irá despertar na pessoa. Seguem alguns exemplos para abrir sua mente e criatividade:

  • Em vez de:
  • Especialista em gel na tips
  • Spa dos pés
  • Blindagem
  • Escolha:
  • Mostre a mulher poderosa que você é através de suas unhas bem feitas.
  • Especialista em…
  • Em vez de:
  • Corte
  • Mechas
  • Escova
  • Escolha:
  • Você é incrível. Aqui conosco, seu cabelo também vai ser.
  • Especialista em…
  • Em vez de:
  • Roupas femininas e masculinas.
  • Pagamento facilitado
  • Escolha:
  • Vista-se de poder. 
  • Moda feminina alto padrão
  • Entregamos para todo Brasil

Esses são apenas alguns exemplos. Para formular a sua biografia use esse roteiro: a solução que ofereço – os benefícios do meu serviço|produto – informações importantes que agregam valor.

Conclusão

Tenha fé em si mesma e no poder do teu negócio na vida das pessoas. Então na verdade, o segredo para divulgar teus serviços nas redes sociais do jeito certo é muito simples – transparecer o valor do teu serviço através do teu conteúdo digital. Com certeza as pessoas certas vão amar. E claro comprar.

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