Antes de mais nada descubra o sentimento que você quer causar no teu público. Na maioria das vezes, as pessoas compram por esses motivos: “necessidade do amor, medo da vergonha, orgulho do reconhecimento, desejo de se sentir importante, urgência de se sentir atraente, vaidade do poder, necessidade de se sentir importante ou terror do desconhecido” (palavras de Gary Bencivenga). Decida a mensagem que você quer passar através do teu conteúdo. Explore o/os sentimento(os) que apoiam isso.
Quem estuda a mente humana diz que compramos com a emoção. A razão tenta impedir. Mas, se a oferta for forte, a emoção convence a razão rapidinho. Por que saber disso é importante? Porque teu serviço precisa emocionar para vender. Pensando nisso, procure transformar teu serviço em uma experiência de vida. Como fazer isso na prática?
Pra quem é da área da beleza, é comum ficar enrolada na teia dos posts de “antes e depois”. Sim, é preciso mostrar a transformação. Mas, que tal em vez de só mostrar o cabelo, as unhas, a sobrancelha, os cílios, você decida revelar as emoções da pessoa que acabou de ser atendida? Com certeza ela está feliz, extasiada e se for uma pessoa que nunca experimentou o serviço, o sentimento pode ser de surpresa. Capte esses momentos por fotos e vídeos. Outra sugestão é incluir-se nas postagens. Mostre um abraço ou olhar de carinho entre você e a cliente. Mostre os seres humanos ali, não os serviços. Isso fará uma diferença enorme. A pessoa que vir isso vai querer ter essa mesma vivência.
No caso de loja de roupa, sapatos, acessórios, semi-jóias, artesã, confeiteira ou costureira, a ideia é a mesma – incluir emoção. Mostrar como se usa os produtos, pessoas experimentando-os em seu dia a dia. Exiba como é a experiência de ter aquilo, o que se sente.
Se você parar para pensar, é isso que fazem as grandes marcas – Coca-Cola, IPhone, Nike e por aí vai. Não é só um refrigerante, um celular ou um tênis. É a energia, o status, é ter atitude. A pessoa adquire a experiência, não o produto em si.