Quem produz conteúdo no Instagram sabe que os vídeos estão em alta e hoje é o formato mais consumido pelas pessoas. Mas, a grande maioria fica sem ideias do que postar sem se expor tanto. Outras têm insegurança e vergonha de fazer vídeos. A boa notícia é que tem como usar essa ótima ferramenta, ter resultados sem aparecer ou sem ter que falar muito. É possível sim, fazer reels e stories criativos na área da beleza. 

Onde procurar inspiração para reels e stories criativos

Você já deve ter ouvido falar que criatividade não é dom, é exercício. Como um músculo. Então, para aguçar tua criatividade cerque-se de ideias. Faça um arquivo delas. O Pinterest é a minha ferramenta favorita para inspiração. Se você ainda não tem conta, pense em ter uma. Você pode contar com a gente também. Aqui no site Destrava Ideias tem vários posts prontos e sugestões de temas especificamente para a empreendedora da beleza. Sinta-se à vontade para explorar.

Vamos as ideias?

Ideias para reels e stories criativos

Neste artigo, você terá em mãos várias ideias para reels e stories criativos. Espero que essa lista te inspire, para a partir daqui criar coisas bem legais, mostrando todo o teu profissionalismo e conhecimento da tua área. Lembrando que alguns tópicos podem ser feitos em formato de Reels e outros de Stories. Você escolhe. Vamos lá então?

  • Faça um vídeo falando de uma novidade de técnica, produto, ferramenta ou aparelhos que estão para chegar. Aqui você não precisa aparecer. Você pode mostrar algo que incite a curiosidade relacionado a novidade e falar sobre ela.   
  • Mencione um pensamento que você leva contigo todos os dias. Algo mais profundo. Pode escolher falar enquanto mostra uma vista bonita.
  • Mostre vídeo curto mostrando seu material ou local de trabalho.
  • Comente sua opinião sobre produtos que envolvem sua técnica e porque escolhe eles.
  • Use um vídeo ou foto para mostrar suas compras de materiais.
  • Compartilhe sentimentos diante de uma situação (sem ser polêmica) Escolha uma frase pra começar bem a semana.
  • Escolha uma frase pra começar bem a semana.
  • Compartilhe sentimentos diante de uma situação (sem ser polêmica).
  • Fale dos cuidados pós técnica para melhorar os resultados.
  • Mostre o antes e depois (de uma técnica) em vídeo ou imagem Fale sobre seus perrengues e desafios na profissão.
  • Mostre vídeo com montagem ou acelerado sobre diferentes tipos de técnicas.
  • Indique outras empreendedoras que vão ajudar teu público.
  • Fale ou mostre na prática sobre a higienização e esterilização dos materiais.
  • Quanto tempo leva para fazer (determinada técnica).
  • Fale ou combine com a amiga para fazer um vídeo de uma situação engraçada comum do dia a dia do salão ou de reações comuns de clientes. Pode ser falado ou com música de fundo.

  • Feedback de clientes em formato de vídeo.
  • Responda as caixinhas de perguntas em formato de vídeo.
  • Uma sugestão muito útil desta lista são os vídeos de reação da cliente depois de uma transformação. De preferência que seja natural e espontâneo. Um editor de vídeo com  vários recursos grátis é o CapCut. Tente colocar em câmera lenta com uma música que combine. Desperte a emoção de quem assitir. Transmita o sentimento do momento.

Outro tipo de vídeo que pode ser explorado são os tutoriais. Aquelas dicas rápidas de como fazer algo. Aqui você precisa pensar na necessidade real das tuas clientes. Pense como solucionar coisas simples do dia a dia relacionado ao que você faz. Veja exemplos para cada área da beleza. Mas dê uma espiada em todas para adaptar pra tua realidade:           

  • Cabeleireira – mostre ou fale como cuidar do cabelo para dormir. Como fazer um penteado rápido e prático no dia a dia. Truques para dar volume pra quem tem pouco cabelo.
  • Depiladora – dê dicas de cremes certos para cuidar da pele pós depilação. Mostre a diferença e benefícios das diferentes ceras.
  • Esteticista – explique como identificar o tipo de pele e que tipo de creme ou gel deve ser usado em cada situação. Comente a diferença de cada tipo de produto usado no rosto (esfoliante, água micelar, hidratante, máscaras, os ácidos…)
  • Designer de sobrancelhas – demonstre como cuidar da sobrancelha no dia a dia. Qual tipo de sobrancelha combina com determinado tipo de rosto. Fale de alguma polêmica criada sobre uma técnica.
  • Maquiadora – mostre como demaquilar e limpar a pele de forma correta. Fale de mito ou verdade (é preferível marcar as sobrancelhas com sombra ou lápis, por exemplo).
  • Extensionista de cílios – mostre os benefícios de colocar extensão ao invés de usar máscara de cílios. Explique sobre os diferentes formatos de cílios e como essa escolha afeta no resultado final.
  • Manicure – dê dicas de como lixar corretamente as unhas se caso ela quebrar entre um atendimento e outro. Mostre como fazer as tarefas do dia a dia sem estragar a unha comprida.

Conclusão

Através dos reels e stories criativos você mostrará o quanto é acessível e interessada pelos necessidades das clientes e futuras clientes. Essa relação criada irá reforçar, nas entrelinhas, que você é a melhor opção.

Como último lembrete, use seus conteúdos pra criar pontes, não muros. Então descomplique usando termos simples para assuntos mais técnicos. Seu profissionalismo não é provado pela complexidade das palavras mas na capacidade de se fazer entender.

Espero ter te ajudado. Abraço e até a próxima.