Como atrair clientes fiéis (Surpreenda-se com o passo 8)

Conquistar novos clientes é uma missão bem desgastante, tanto no negócio físico como online. A boa notícia é que existem estratégias para facilitar a tua vida de empreendedora digital. Vamos ver juntas como atrair clientes fiéis em vez de ficar correndo atrás deles? São práticas fáceis de serem aplicadas. Dá só uma olhada:

Fácil de ser encontrada

Se o teu negócio é local, coloque a tua cidade ou região em todos os posts. Além disso, no perfil comercial do Instagram escolha um nome de usuário fácil de ser pronunciado. Separe por pontos ou “underlines” (aquele tracinho que fica na altura da linha). Não encha de números ou coisas que vão complicar a compreensão. No campo nome, coloque a tua profissão. Assim, se alguém procurar pelo que você faz, você será umas das opções, senão a primeira.

Facilite a comunicação

Use o link da biografia para colocar o número de Whatsapp. Crie um catálogo com seus serviços e produtos. Aproveite para explicar sobre eles. Pra quem é e quais os benefícios. Sempre coloque um meio de contato direto. 

Faça tudo com paixão e motivação. As primeiras sementes de grandes conquistas precisam ser plantadas hoje!

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Promova as publicações

Use posts de promoções ou seus melhores conteúdos para promover, ou seja, pagar ao Instagram para aparecer às pessoas que ainda não te conhecem. Te ensino a fazer isso no curso Destravando Ideias.

Tenha conteúdo interessante e útil

Não adianta nada você atrair pessoas para teu perfil se ele estiver uma bagunça. Arrume a casa. Deixe ela simples de entender. Bonita e organizada. Temos lindos modelos prontos e gratuitos para te ajudar. Confira aqui. As pessoas precisam, de cara, entender o que você faz. Mostre que você se interessa pro elas por postar conteúdos que a ajudem e não só mostre teus serviços.

Como atrair clientes fiéis

Crie conexão

Use os Stories para isso. Faça lives e posts “tira-dúvidas”. Fale sobre um assunto mais polêmico ou difícil de entender e depois abra caixinhas de perguntas. Incentive a comunicação. Logo no início, as pessoas podem ficar com vergonha de se expressar. Não desista. Responda a você mesma e poste. Persista nisso. Você verá, aos poucos, a interação do público. O Instagram é uma rede social, por isso socialize. As vendas vêm depois.

Tenha um tema central

Se você estivesse com dor de estômago, qual médico procuraria? Um clínico geral ou um gastro? O caminho mais curto, com certeza, é ir direto no especialista. Confiaria mais no diagnóstico dele que se especializou em um assunto. O mesmo acontece com nosso negócio. Se você se apresentar como especialista de uma técnica, um assunto, você se tornará referência para as pessoas quando essa for a “dor” delas. Por isso, escolha um tema central para os conteúdos digitais e foque nisso. Fale da mesma coisa de formas diferentes.

Incentive a divulgação

Muitas clientes publicam seus resultados com você sem nem mesmo pedir. Mas talvez você tenha que criar uma campanha de recompensa para quem publicar teus serviços nos Stories. Dê desconto no próximo atendimento, brindes ou o que for saudável para o teu negócio. Divulgue essas campanhas nas redes sociais. A divulgação orgânica (de graça) vale ouro.

Não exagere com termos técnicos

Depois de atrair clientes, a tua próxima missão é mantê-los pertinho de você. Termos técnicos andam na contra mão disso. Você não será menos profissional por se comunicar de um jeito simples. Pelo contrário, ser capaz de descomplicar assuntos difíceis mostra que você domina o assunto. E é um modo de mostrar modéstia e cuidado por quem te segue. 

Guie as pessoas

Você é especialista, lembra? Então seja amiga. Guie as pessoas. Diga o que elas precisam fazer para se livrar do problema, para se beneficiar do teu serviço. Mostre que você é a melhor opção pra elas. Elas concorrerão a uma vaga na tua agenda.

Provoque senso de escassez

Por último, mas não menos importante, a forma como você se expressa (teu conteúdo) precisa mostrar que a pessoa está concorrendo a uma vaga. Você não estará disponível 24 horas pra ela. Em vez de “marque seu horário”, diga “restam poucos horários, aproveite”, “não posso garantir até quando terei estoque” ou estipule um horário para conclusão da promoção.

Conclusão

Atrair clientes fiéis é mais barato e menos desgastante do que correr atrás deles. Espero ter te ajudado com isso. Até a próxima.

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