Cabeleireira - queratina

16 Sugestões de posts sobre queratina sem ser chata

Você fica com receio de ser repetitiva com teu conteúdo no Instagram? Podemos resolver isso com criatividade. Fiz esse post pra te exemplificar como podemos falar do mesmo assunto de diversas formas, sempre despertando a curiosidade. Vem comigo, vou te dar 16 sugestões de posts sobre queratina sem ser chata.

Como usar

Não use todos os tópicos em sequência, isso se tornaria chato e perderia o objetivo, que é não ser repetitivo. Escolha um destes posts a cada 15 ou mais dias. Use em formatos diferentes, como Feed – carrossel, post único, por exemplo “Você sabia?”. Stories – em forma de pergunta ou explicação. Reels – somente com texto animado ou você falando. 

1 – Você sabe o que é queratina?

Conhecida também como ceratina, a queratina, em termos simples, é uma proteína essencial para a saúde dos nossos cabelos, unhas e pele. No cabelo, a queratina tem a função de proteger e preservar os nutrientes presentes dentro do fio. Ela funciona como uma capa protetora que impede a perda de água dentro da haste capilar, protege o fio, dá um aspecto mais brilhante e maleável.

2 – Queratina líquida – como deve ser usada

O uso excessivo de queratina líquida é perigoso. Como é um produto muito potente, ele pode deixar os fios enrijecidos. Portanto, o recomendado é uma vez por semana para fios muito danificados, 15 dias para os ressecados e uma vez por mês para os cabelos saudáveis.

3 – Devo usar queratina todos os dias para deixar meus cabelos brilhosos e saudáveis?

Mesmo se seu cabelo estiver ressecado e fragilizado, é importante lembrar que o excesso de queratina pode ter efeito contrário: em vez de bonitos, brilhantes e saudáveis, os fios ficam pesados, opacos e ressecados. O ideal é conversar com sua cabeleireira. Ela lhe indicará a frequência correta para o seu caso.

4 – Qual a maneira correta de usar queratina no cabelo?

  1. Lave o cabelo com shampoo e retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha, deixando-o úmido.
  2. Separe os fios em quatro partes e aplique a queratina líquida no comprimento e pontas, enluvando as mechas.
  3. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem.

5 – Vilões dos cabelos no verão

  1. Raios UVA e UVB: estimulam a perda de queratina, essencial para firmeza, eslasticidade e resistência dos fios.
  2. Ventos fortes: causam os indesejados nós.
  3. Cloro e sal: abrem a cutícula dos fios, causando a opacidade.

6 – 8 Cuidados que você precisa ter com os cabelos no verão

  •  Evite utilizar secador para não ressecar os fios.
  • Para protegê-los dos raios ultravioletas, utilize bonés, chapéus ou lenços.
  • Se for lavar o cabelo todos os dias, procure produtos sem agentes nocivos com tensoativos que limpam sem danificar a fibra.
  • Na lavagem dos fios, use sempre água fria ou morna. A água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade.
  • Não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa.
  • A alimentação também influencia na saúde dos cabelos, por isso, inclua em sua dieta alimentos com proteínas, aminoácidos, ômega-3 e 6, substâncias presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios.
  • Após a praia, procure nutrir os fios utilizando produtos hidratantes, como ceramidas e manteiga de karité.
  • Para restaurar, invista nas máscaras de reparação intensiva.

Sugestão de legenda: Quem não quer curtir o verão na beira da praia ou da piscina? Mas todo esse relaxamento pode ter custar caro para o cabelos. Veja alguns cuidados que precisamos tomar nesta estação tão gostosa!

7 – Você sabia – Por que usar queratina nos cabelos

Quando se usa queratina, os fios ficam menos propensos a quebrar quando os penteamos, usamos secador ou até mesmo quando o sol está forte.

8 – Quais tipos tipos de cabelos devem usar queratina?

Ele é indicado para qualquer cabelo ressecado, danificado e com frizz. A queratina é capaz de revitalizar os fios, tratando-os de dentro para fora. 

9 – Como saber se meu cabelo está precisando de queratina

  • Fios frágeis que se partem facilmente mesmo com movimentos leves, como pentear ou prender o cabelo.
  • Textura áspera e sem brilho, o que faz com que o cabelo perca sua suavidade e brilho natural.
  • Presença frequente de pontas duplas indicando que os fios estão danificados e precisam de tratamento.
  • Elasticidade reduzida, ou seja, quando o cabelo esticado não retorna à sua forma original e acaba quebrando facilmente.
  • Cabelo danificado por processos químicos, como coloração, alisamento ou descoloração, que podem levar à perda de queratina.
  • Perda de volume e afinamento dos fios, tornando o cabelo com uma aparência mais rala e menos volumosa.

10 – Quais são os tratamentos para repor a queratina?

  • Nanoqueratinização: é feita com uma escova que fica ligada a um aparelho que contém queratina líquida, que vai sendo distribuída nos fios quando for passada no cabelo.
  • Cauterização: também conhecida como plástica capilar, que é feita através de uma limpeza, hidratação, depois é feita uma carga de queratina e o aquecimento com a chapinha para consolidar. Por último, vem a finalização com silicone.
  • Reconstrução capilar: recomendada para cabelos extremamente danificados. O tratamento é feito através do depósito de queratina nos cabelos, outras proteínas e alguns minerais que fazem a hidratação e a proteção.

11 – O que pode reduzir a queratina nos cabelos

  1. Uso excessivo de produtos químicos como tinturas, alisamentos, permanentes e outros produtos químicos agressivos.
  2. Secadores, chapinhas e babyliss.
  3.  Fatores ambientais como o sol, a poluição, cloro da água da piscina e o sal do mar.

12 – Como manter meus cabelos saudáveis e brilhosos

  • Procure por shampoos, condicionadores e máscaras capilares que ajudam a repor a queratina, como aminoácidos e proteínas. 
  • Evite o uso excessivo de secador, chapinha e modelador de cachos.
  • Mantenha uma dieta equilibrada. Inclua peixes, ovos, frutas, legumes e grãos integrais em sua alimentação. Esses alimentos fornecem proteínas, vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde do cabelo e para a produção adequada de queratina.
  • Evite escovar o cabelo molhado. O cabelo está mais frágil nesse estado e escová-lo pode levar à quebra e danificar a queratina. Em vez disso, use um pente de dentes largos para desembaraçar suavemente os fios molhados, começando pelas pontas e subindo gradativamente.
  • Procure uma profissional capacitada para indicar o melhor tratamento para repor a queratina do seu cabelo de maneira mais adequada.

13 – Faça enquetes sobre o assunto nos Stories

  • Você tem alguma dúvida sobre o tratamento com queratina?
  • Por que você acha que seu cabelo precisa de queratina (coloque duas ou três opções).
  • Já ouviu falar de alguns desses tratamentos ( mencione alguns tratamentos que você faz com queratina).
  • Muitas pessoas me perguntam como ter cabelos lindos e brilhosos. Você já ouviu falar de… (fale de algum tratamento com queratina que você faça).

Nunca deixe as enquetes ou testes no ar. Logo após explique sobre o assunto em questão por esciro ou vídeo.

14 – A queratina alisa os cabelos – Verdade ou Mito?

Mito.  A queratina dá força, elasticidade e integridade estrutural aos fios. Se você tem cabelo cacheado, ondulado ou crespo e quer manter a curvatura dos fios, não precisa se preocupar com o uso da queratina. Como se trata de um tratamento reconstrutor, que enriquece os fios com proteínas, a queratina também é benéfica para as cacheadas!

15 – Você sabia?

O uso excessivo ou inadequado de tratamentos capilares à base de queratina pode resultar em cabelos endurecidos e quebradiços? Isso ocorre devido a uma aplicação excessiva do produto ou a uma má qualidade do tratamento utilizado. O ideal é consultar uma profissional de cabelo para avaliar a condição do seu cabelo e recomendar a melhor opção para reequilibrar a sua saúde capilar.

16 – 4 Tipos de queratina que você precisa conhecer

  • Queratina concentrada : proporciona maior absorção dos fios. Encontra-se na forma líquida ou gel.
  • Queratina líquida: opção para quem quer uma hidratação poderosa. Precisa ser usada com cautela, pois se mal aplicada pode deixar os fios enrijecidos.
  • Queratina vegetal: esse tipo é extraída de vegetais como a batata.
  • Queratina hidrogenada: a forma mais comum encontrada nos cosméticos. Mas se o cabelo estiver muito danificado, não terá efeito algum.

Sugestão de legenda: aqui (nome do teu espaço ou salão) nós utilizamos….(cite qual tipo de queratina é usada). Marque seu horário, faça uma avaliação e escolha a melhor opção para seu cabelo. Estou te esperando!

Use modelos profissionais

Gostou das sugestões de posts, mas não tem um modelo profissional pra usar no Instagram? E se eu te disser que você tem mais de 15 lindos templates diferentes pra você escolher 100% gratuito? É só acessar aqui, personalizar e adequar pro teu negócio.

Conclusão

Percebeu que falamos dezesseis vezes sobre o mesmo assunto sob ângulos diferentes, sem sermos chatas? Usando algumas dessas sugestões você estará educando as pessoas e mostrando que pode parecer simples, mas o mal uso dessa proteína pode danificar o cabelo. A melhor coisa a fazer é procurar uma boa profissional, ou seja, você! kkk

Pra terminar, não esqueça de colocar o endereço do teu perfil, o chamado “arroba” em todas as postagens. Divulgue tua marca de forma orgânica e natural. Importante também é reforçar na legenda sobre o assunto e pedir alguma ação como compartilhar, comentar ou salvar.

Lembre-se de não ser muito técnica e usar expressões que teu público não vai entender. O intuito de posts assim é esclarecer, não complicar. Ao criar pontes e não muros você conquistará não só seguidores, mas fãs.

Abraço e até a próxima.

Fonte de matéria:

www.dermaclub.com.br/blog

https://claudia.abril.com.br/

Compartilhe:
Destrava Ideias

Destrava Ideias

Artigos: 56